Por que consumir alimentos orgânicos? Conheça 6 motivos incríveis!
Você sabia que os alimentos orgânicos são de grande importância quando o assunto é alimentação saudável? Eles reúnem uma série de benefícios e agem no organismo promovendo a saúde e prevenindo doenças de maneira eficaz. No entanto, nós sabemos que muitas são as dúvidas sobre o por que consumir alimentos orgânicos.
E foi com o objetivo de melhor esclarecer sobre o assunto que escrevemos este post, com todas as informações validadas pela Geórgia Amorim Martins, nutricionista da Unimed Fortaleza.
6 motivos para consumir alimentos orgânicos
1. Podem evitar problemas de saúde
Já que não possuem substâncias fortes, que são prejudiciais à saúde. Os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, até problemas mais sérios.
2. São mais nutritivos e saborosos
Os solos em que são produzidos são ricos e balanceados com adubos naturais com maior valor nutricional, e por ser uma produção sem fertilizantes, o sabor não é alterado.
3. A qualidade do produto orgânico é assegurada por um Selo de Certificação
Este Selo é fornecido por associações que verificam e fiscalizam a produção de alimentos orgânicos desde a produção à comercialização. Desta forma, fica garantido ao consumidor que o produto é isento de qualquer resíduo tóxico.
4. Mantém a qualidade da água
Uma vez que não há uso de produtos químicos. Os agrotóxicos, por exemplo, quando utilizados nas plantações, atravessam o solo, alcançam os lençóis d’água e poluem lagos e rios.
5. Evita contaminação química em gerações futuras
O uso de fertilizantes na produção dos alimentos atinge o solo, o ar, a água, as pessoas e os animais. Já a produção de alimentos orgânicos preserva tais recursos naturais por não haver produtos químicos.
6. Melhoria da vida no campo
A agricultura orgânica contribui na melhoria das condições de vida socioeconômicas das comunidades rurais. Cultivos orgânicos necessitam de mais mão de obra, gerando emprego e renda aos que vivem longe das cidades.
Fonte: https://www.unimedfortaleza.com.br/