Alimentos orgânicos x alimentos inorgânicos
A produção de alimentos orgânicos respeita o meio ambiente e visa a qualidade da iguaria. Não utilizam agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos e por isso, não causa nenhum dano à saúde do consumidor. Além de serem alimentos mais saborosos e nutritivos.
Já a produção de alimentos inorgânicos, ou seja, a agricultura convencional, utiliza petróleo em fertilizantes e pesticidas sintéticos, que prejudicam o solo e matam parte da fauna, como insetos e aves, que têm contato com esses produtos. Além disso, o índice de agrotóxico é alto, o que pode causar danos à saúde do consumidor, desde infecções a problemas mais sérios.
Pesando custos no consumo de alimentos orgânicos
É verdade que para o consumo de alimentos orgânicos o custo é mais elevado, pois são produzidos com muito zelo, em baixa quantidade e precisa-se de mais mão de obra. No entanto, se pesarmos os malefícios causados à saúde pelas substâncias químicas constantes nos alimentos inorgânicos, o custo pode ser bem maior.
Não que o consumo de tais produtos obrigatoriamente cause alguma doença, mas aumentam os riscos de maneira significativa. A presença de agrotóxicos, alta quantidade de sódio, conservantes e gordura saturada são prejudiciais à saúde, de modo que custos com tratamentos clínicos e remédios acabam sendo maiores.
Por isso, consumir alimentos orgânicos é um hábito importante para quem deseja adotar uma alimentação saudável em seu dia a dia. Mas atenção! Antes de ir a um super mercado e encher o carrinho de compras com alimentos orgânicos, consulte um nutricionista; ter acompanhamento adequado é imprescindível.