Thumb Identificar Alimentos Organicos

Como identificar alimentos orgânicos?

Para ser considerado um alimento orgânico, ele deve atender a uma série de exigências estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelo Inmetro.

Dentre elas, podemos citar o estado do solo em que foi feito o plantio; o processo de adubação e as mudas escolhidas.

Os alimentos que atendem a todos os critérios são identificados por um selo afixado ou impresso na embalagem do produto.

Para a tranquilidade dos consumidores de produtos orgânicos, temos a garantia de que, os produtores que descumprirem as regras previstas na lei nº 10.831 estão sujeitos a uma multa de até 1 milhão de reais, suspensão da comercialização do produto e suspensão de licença.

Por que alimentos orgânicos são mais caros?

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos consumidores que buscam esse alimento é o preço. Isso acontece porque os custos de produção dos produtos orgânicos ainda são muito elevados se comparados aos de produção tradicional.

Porém, é importante acrescentarmos que este tipo de agricultura vem crescendo muito no Brasil. Atualmente, o país conta com 11,5 mil unidades de produção controladas ligadas ao sistema de agricultura orgânica, que incluem propriedades rurais e estabelecimentos de processamento orgânicos.

De acordo com o Ministério da Agricultura, 70% deste montante pertence a agricultores familiares. Cerca de 4% do consumo mundial é de produtos orgânicos de origem brasileira.

Uma alternativa para escapar dos preços elevados é você mesmo produzir o seu próprio alimento, seja em seu apartamento, casa, fazenda, sítio, ou onde preferir.

É muito mais simples do que as pessoas imaginam. Você pode começar aos poucos, plantando os alimentos que mais lhe interessa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *